Você esta aqui:Home > FAQ > Óleo de Cannabis: Qual é a melhor maneira e a mais saudável para produzir óleo de cannabis?

Óleo de Cannabis: Qual é a melhor maneira e a mais saudável para produzir óleo de cannabis?

pelo Dr. Arno Hazekamp

O que é o óleo de Cannabis?
Os extractos concentrados de cannabis, também conhecidos como óleos de cannabis por causa da sua aparência pegajosa e viscosa, estão cada vez mais mencionados pelos doentes que o utilizam como auto-medicação como uma cura para o câncer. Em geral, os métodos de preparação para o óleo de cannabis são relativamente simples e não necessitam de instrumentos específicos. O objectivo da extracção, geralmente seguida por um passo de evaporação do solvente, é fazer com que os canabinóides e outros componentes benéficos tais como os terpenos estejam disponíveis numa forma altamente concentrada. O óleo de cannabis é normalmente administrado por via oral, através da ingestão de um pequeno número de gotas, várias vezes por dia. Veja aqui algumas informações sobre a questão de saber se a cannabis pode curar o câncer.

Como é preparado o óleo de Cannabis?
Vários métodos têm sido descritos para a preparação de óleo de cannabis. O método mais popular, tal como descrito  pelo (ex)doente de cancro de pele Rick Simpson do Canadá, sugere a utilização de nafta ou éter de petróleo como solvente para a extracção. Após o sucesso do óleo de Simpson, uma série de receitas relacionadas surgiram, enfatizando pequenas, mas significativas alterações na receita original. Os exemplos incluem solventes mais seguros, tais como o etanol, ou prevenir a exposição a solventes orgânicos por completo, usando azeite.

O que é a nafta ou éter de petróleo?

Em geral, éter de petróleo e nafta referem-se a produtos muito semelhantes, embora nomes diferentes podem ser usados em todo o mundo, por exemplo, em alguns países, a nafta é equivalente ao combustível diesel ou querosene. Ambos os solventes são uma mistura de hidrocarbonetos de petróleo (PHCs), frequentemente disponível numa vasta gama de qualidades. Todos os componentes devem ser considerados solventes nocivos e inflamáveis, e alguns deles, tais como o hexano e o benzeno, podem ser neurotóxicos. Ambos, nafta e éter de petróleo, são considerados como tendo potenciais riscos de desenvolver cancro de acordo com os fabricantes. Além disso, os produtos vendidos como nafta podem conter impurezas adicionadas (exemplo o combustível Coleman ®), que podem ter propriedades nocivas por eles mesmos.

São os solventes residuais um risco para a saúde?
Embora os óleos de Cannabis são habitualmente concentrados por evaporação dos solventes que foram utilizados para a extracção, isto não elimina completamente os solventes residuais. Como resultado da viscosidade da amostra, quanto mais concentrado se torna  um extracto, mais difícil será de eliminar o solvente residual a partir dele. Em tal caso, a aplicação de mais calor irá aumentar a evaporação do solvente, mas, simultaneamente, os componentes mais benéficos (tais como os canabinóides e os terpenos) podem ser perdidos assim. A utilização de solventes não-tóxicos, por conseguinte, deve ser sempre aconselhável, de forma  que os resíduos não sejam potencialmente prejudiciais para a saúde.

Qual é a maneira melhor e mais saudável para preparar óleo de Cannabis?
Recentemente, um estudo analítico foi realizado para comparar os vários métodos de preparação geralmente utilizados na base de canabinóides, terpenos, e componentes residuais dos solventes. Os solventes testados incluíram etanol, nafta, éter de petróleo, e azeite de oliva. Com base neste estudo, podem ser feitas as seguintes recomendações:

  • Como solventes de extracção, o etanol e o azeite demonstraram  realizar a melhor extracção, extraindo a gama completa de terpenos e canabinóides presentes no material vegetal de cannabis de forma muito eficiente. Adicionalmente, estes solventes são seguros para consumo.
  • Infelizmente, o etanol puro também extrai grandes quantidades de clorofila a partir da matéria vegetal da cannabis, o que lhe dará ao extracto final um verde diferente, e muitas vezes, um gosto desagradável. A remoção da clorofila por filtração do extracto de etanol em carvão activado resultou ser eficaz, mas também remove uma grande proporção de canabinóides e terpenos, e não é, por conseguinte,  aconselhável. Além disso, em muitos países, o etanol  é um solvente caro, como resultado dos impostos sobre os produtos derivados do álcool.
  • Dos solventes testados, o azeite resulta a escolha mais ideal para a preparação de óleo de cannabis para a auto-medicação. O azeite é barato, não inflamável nem tóxico, e o óleo necessita de ser aquecido apenas até 100 ° C (mediante colocação de um frasco de vidro contendo o produto em água a ferver durante 1-2 horas). Assim, o sobreaquecimento do óleo não pode ocorrer de modo nenhum. Após arrefecimento e filtração o óleo fica imediatamente pronto para o consumo.  No entanto, o extracto de óleo de azeite não pode ser concentrado por evaporação, o que significa que os pacientes precisarão de consumir um volume maior, a fim de obter os mesmos resultados terapêuticos.
  • O pré-aquecimento da cannabis para ' activar' (descarboxilar) os canabinóides pode resultar em perda de terpenos, como resultado da evaporação. Se a gama de terpenos é desejado no óleo de Cannabis final, as cabeças secas e as folhas podem ser usadas directamente para a extracção, sem pré-aquecimento.


Sobre o autor
Dr. Arno Hazekamp é um investigador fitoquímico do Departamento de Metabolômica de Plantas da Universidade de Leiden, na Holanda. Também coordena o programa de P & D em Bedrocan BV.
 

Eventos Online 2020

Todas as informações sobre os Eventos IACM Online, incluindo vídeos gratuitos dos webinars com legendas em português, podem ser encontradas aqui.

Conferência 2022

A 12ª Conferência IACM sobre Canabinóides em Medicina será realizada nos dias 20 e 21 de Outubro de 2022 juntamente com o SSCM suíço em Basileia/Suíça.

Members only

Regular members can sign up for the new member area of the IACM to access exclusive content.

You need to become a regular member of the IACM to access the new member area.

IACM on Twitter

Follow us on twitter @IACM_Bulletin where you can send us inquiries and receive updates on research studies and news articles.