Você esta aqui:Home > FAQ > Câncer: Os canabinóides curam o câncer?

Câncer: Os canabinóides curam o câncer?

pelo Dr. Manuel Guzmán

Os canabinóides, os componentes activos da canabis e seus derivados, exercem efeitos paliativos em pacientes com câncer, evitando náuseas, vómitos e dor e por estimular o apetite. Além disso, estes compostos inibem o crescimento de células  tumorais em animais de laboratório-ratinhos e ratos. No entanto, no momento não há evidência sólida para provar que os canabinóides naturais ou sintéticos posam efetivamente, tratar o câncer em pacientes, embora a investigação está em curso em todo o mundo.

Abrangentes seções de FAQ incluindo referências científicas sobre-canabinóides e de câncer podem ser encontrados no a pesquisa do site UK e Instituto Nacional do Câncer do site EUA. Aqui a informação é resumida e discutida.

O qué é o câncer?

Câncer é um termo amplo utilizado para as doenças em que as células anormais dividem sem controle e geralmente são capazes de invadir outros tecidos, causando metástases e altas taxas de mortalidade e morbilidade. O câncer não é apenas uma doença, mas muitas doenças: mais de 100 diferentes tipos de câncer são bem tipificados a partir de um ponto de vista histopatológico pela OMS e, muito provavelmente, existem centenas, se não milhares, tipos de cancros de acordo com o perfil molecular e a genética.
A maioria dos cancros são nomeados para o órgão ou tipo de célula em que eles começam. Além disso, os tipos de câncer geralmente são agrupados nas seguintes categorias mais amplas:
- Carcinoma: câncer que começa na pele ou nos tecidos que revestem ou cobrem os órgãos internos.
- Sarcoma: câncer que começa no osso, cartilagem, gordura, músculo, vasos sanguíneos, ou tecido conjuntivo ou de suporte.
- Leucemia: câncer que começa nos tecidos formadores de sangue tais como a medula óssea e provoca um grande número de células sanguíneas anormais que entram no sangue.
- Linfoma e mieloma: cancros que começam nas células do sistema imunitário.
- Cancros do sistema nervoso central: cancros que começam nos tecidos do cérebro e da medula espinhal.

Conclusão: O câncer é uma doença muito grave e heterogênea, portanto combatê-la terapéuticamente continua a ser um desafio extremamente difícil. Os canabinóides poderiam, portanto, exercer efeitos benéficos em alguns tipos de câncer, mas não em todos.

Fazem os  canabinóides inibir o crescimento do câncer? (Laboratório de investigação)
Virtualmente todas as pesquisas em canabinóides e células cancerosas foram realizadas até agora com as células cancerígenas cultivadas em laboratório ou em modelos animais. Muitos estudos científicos têm relatado que vários canabinoides (naturais e sintéticos) exercem uma grande variedade de efeitos inibidores do crescimento de células cancerosas, incluindo:

- Activação de morte celular, por meio de um mecanismo conhecido como apoptose.
- Parar divisão das células.
- Prevenção de novos vasos sanguíneos em tumores a crescer, um processo denominado angiogénese.
- Reduzir as possibilidades  das células cancerosas  fazerem a metástase pelo corpo, parando células de se mover ou invadir tecidos vizinhos.
- Acelerar a "máquina de eliminação de resíduos"interna da célula, um processo conhecido como autofagia - o que pode levar à morte da célula.

Conclusão: Os canabinóides são medicamentos eficazes para o tratamento de pelo menos alguns tipos de cancros em animais de laboratórios camundongos e ratos.

Fazem os canabinóides inibir o crescimento do câncer? (Evidência anedótica em humanos)
Como mencionado acima, basicamente, toda as pesquisas para investigar se os canabinóides podem tratar o câncer tem sido feito no laboratório. Por isso, é importante ter muito cuidado ao extrapolar estes resultados reais até pacientes vivos, que são muito mais complexos do que uma placa de Petri ou um rato. Relatos sobre o uso de cannabis têm sido historicamente úteis para fornecer dicas sobre os processos biológicos controlados pelo sistema endocanabinóide e sobre os potenciais benefícios terapêuticos dos canabinóides. No caso concreto do câncer há uma notável presença de vídeos e relatórios na internet afirmando que a cannabis pode curar o câncer. Estas reivindicações anedóticas podem ser completamente ou parcialmente verdade em alguns casos, mas no geral permanecem, pelo menos até à data actual no obscuro. Por exemplo:

- Nós não sabemos se o efeito (suposto) de cannabis foi devido a um efeito placebo.
- Nós não sabemos se o tumor tem (supostamente) parado de crescer por razões naturais / endógenas, alguns tumores regridem espontaneamente  devido ás defesas antitumorais do corpo.
- Nós não sabemos quantos pacientes tomaram cannabis e não obtiveram qualquer benefício terapêutico, isto é, o que é a suposta  eficácia  da terapia  baseada no cannabis.
- Como a maioria dos pacientes provavelmente passaram por terapia padrão antes ou concomitantemente com o uso de cannabis, não sabemos se o efeito (suposto) de cannabis era de fato devido, pelo menos em parte, para o padrão de terapia talvez reforçada pelo cannabis, mas não temos nenhuma prova.
- Nós não sabemos quais são os parâmetros de progressão do tumor que foram monitorizados e por quanto tempo o paciente foi monitorizado. Muitos efeitos potencialmente benéficos dos fármacos antineoplásicos (ou da cannabis, neste caso) são apenas acções de curto prazo, mas o que acontece com a sobrevivência livre de  progressão a longo prazo e com a sobrevivência global?
- O câncer é uma doença muito heterogénea, e até agora nenhum cientista reuniu um número suficiente de pacientes para estudar um tipo específico de câncer e poder  apoiar a ideia de que os canabinóides são medicamentos eficazes em um determinado tipo de  câncer.

Conclusão: Embora seja possível (e desejável, é claro) que os preparados de cannabis tenham exercido alguma actividade antineoplásica em alguns pacientes com câncer em particular, a evidência anedótica actual sobre esse assunto é muito pobre, e, infelizmente, ainda está longe de apoiar a ideia de que os canabinóides sejam medicamentos eficazes para grandes populações de pacientes com cancro.

Fazem os canabinóides inibir o crescimento do câncer? (Investigação clínica)

Os resultados foram publicados até agora foram apenas a fase um de um estudo clínico para testar se os canabinóides são seguros e podem tratar o câncer em pacientes. Nove pessoas com glioblastoma multiforme recorrente, o mais agressivo tumor cerebral, em fase avançada,  nos quais havia falhado anteriormente a terapia padrão receberam THC altamente purificado através de um cateter directamente em seu cérebro. Sob estas condições a administração do canabinóide foi segura e poderia ser feito sem efeitos indesejados significativos. Além disso, embora não podem ser extraídas conclusões estatisticamente significativas a partir de um grupo tão pequeno de pacientes e sem um grupo de controlo, os resultados obtidos sugerem que alguns pacientes responderam pelo menos parcialmente ao tratamento de THC, em termos de diminuição da taxa de crescimento do tumor, como foi avaliado por imagem e análises de biomarcadores. Estes resultados foram encorajadores e reforçou substancialmente o interés sobre o potencial uso de canabinóides em terapias contra o câncer. No entanto, destaca  também  a necessidade de mais investigações visando optimizar o uso de canabinóides em termos de selecção de pacientes, a combinação com outros agentes anticancerígenos e uso de outras vias de administração.

Conclusão: Existem ainda muitas questões não respondidas sobre o potencial de utilização de canabinóides como fármacos anti-cancerígenos, e é necessário e desejável que sejam feitos exaustivos estudos clínicos  para determinar como os canabinóides podem ser usados, para além dos seus efeitos paliativos, para tratar pacientes com cancro.

Sobre o autor
Dr. Manuel Guzman é professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Complutense de Madrid, Espanha.  Coordena o Grupo de Sinalização  de Canabinóides.

 

Eventos Online 2020

Todas as informações sobre os Eventos IACM Online, incluindo vídeos gratuitos dos webinars com legendas em português, podem ser encontradas aqui.

Conferência 2022

A 12ª Conferência IACM sobre Canabinóides em Medicina será realizada nos dias 20 e 21 de Outubro de 2022 juntamente com o SSCM suíço em Basileia/Suíça.

Members only

Regular members can sign up for the new member area of the IACM to access exclusive content.

You need to become a regular member of the IACM to access the new member area.

IACM on Twitter

Follow us on twitter @IACM_Bulletin where you can send us inquiries and receive updates on research studies and news articles.